Forno a gás x Forno micro-ondas

Na hora que bate aquela fome, umas das grandes mudanças que o mundo moderno nos trouxe é a praticidade da comida congelada. Mas você já parou para pensar qual alternativa de aquecimento do seu prato preferido provoca um maior impacto ambiental?

Para responder a esta pergunta, a Iniciativa Verde desenvolveu um pequeno estudo que compara as emissões de CO2 provenientes do aquecimento de uma lasanha de dois modos: no forno a gás e no forno micro-ondas. O quadro abaixo é um comparativo de algumas diferenças de cada opção de aquecimento.

image

É isto mesmo, a emissão do forno a gás é 44 vezes maior do que a do forno micro-ondas para exercer a mesma função: esquentar uma lasanha de 650g. Mas qual a explicação para tamanha diferença?

O gás de cozinha, também conhecido como Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), é um combustível fóssil. Dessa maneira, o carbono que estava estocado no subsolo há milhões de anos é liberado durante a queima e contribui diretamente para o aquecimento global. Além disso, o tempo de aquecimento no forno a gás é bem maior, o que também contribui para essa diferença significativa.

O forno micro-ondas utiliza uma tecnologia bastante eficiente: as micro-ondas são um tipo de onda eletromagnética, similares às da luz e às do rádio. Elas podem ser absorvidas em forma de calor por moléculas de água, o que causa o aquecimento dos alimentos. Dessa forma, o tempo de aquecimento é bem menor do que da primeira opção. Outro fator essencial é a matriz elétrica brasileira; cerca de 80% da eletricidade gerada no país provém de hidroelétricas, uma alternativa renovável e bastante limpa no que se refere à emissão de gases de efeito estufa. Isso quer dizer que se o mesmo estudo fosse feito na China ou nos Estados Unidos, o resultado seria bastante diferente.

Mas não é preciso ficar assustado nem jogar seu velho fogão fora. Se você tem a preferência por utilizar o gás para cozinhar ou aquecer seus alimentos, pode continuar sem peso na consciência. Dê preferência a modelos mais eficientes e procure manter o forno bem regulado para que não haja desperdício de gás. O nosso impacto ambiental é formado por uma série de atividades de nosso dia-a-dia e é importante conhecer mais sobre o assunto para podermos fazer nossas escolhas cotidianas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: